sexta-feira, 8 de março de 2013

Os primeiros seres vivos: as bactérias

Acredita-se que os primeiros seres vivos eram unicelulares, apresentavam o corpo formado por uma única célula. Essa célula seria estrutural e funcionalmente muito simples, formada por membrana plasmática delimitando o citoplasma, no qual estava presente uma molécula de ácido nucléico. Celúlas assim organizadas chamadas procarióticas fazem parte dos organismos procariontes, bactérias e cianobactérias são um exemplo desses organismos.
A primeira célula eucariótica teria surgido a partir de células procarióticas, que passaram a desenvolver dobramentos da membrana plasmática, tornando-se ainda maiores e mais complexas.
Supõe-se que os primeiros eucariontes eram anaeróbios e que tinham por hábito englobar bactérias, que já tinham a capacidade de realizar a respiração, foram mantidas no citoplasma dos eucariontes, uma vez que realizavam para eles a respiração.
Para a bactéria, essa condição também era vantajosa, pois recebia proteção e nutrientes dos eucariontes. Essa relação simbiótica com benefícios para ambos os indivíduos teria se perpetuado, e essas bactérias teriam dado origem as atuais mitocôndrias.

2 comentários:

  1. este blog pertence a turma de 3 período de biomedicina, este blog aborda assuntos referentes microbiologia

    ResponderExcluir